Sistemas de posicionamento global (GPS) para uso pessoal

Os satélites de navegação global (GNSS) são sistemas de posicionamento que fornecem informações de localização, tempo e velocidade para receptores em qualquer lugar do mundo. Eles são usados ​​em uma ampla variedade de aplicações, incluindo navegação marítima, aérea e terrestre, agricultura, construção e gestão de desastres.

Atualmente, existem quatro sistemas GNSS operacionais:

  • GPS (Global Positioning System): O sistema GPS foi desenvolvido pelos Estados Unidos e é o sistema GNSS mais utilizado no mundo. Ele é composto por 32 satélites distribuídos em 24 horas em seis planos orbitais.
  • GLONASS (Global Navigation Satellite System): O sistema GLONASS foi desenvolvido pela Rússia e é o segundo sistema GNSS mais utilizado no mundo. Ele é composto por 24 satélites distribuídos em 24 horas em três planos orbitais.
  • Galileo: O sistema Galileo foi desenvolvido pela União Europeia e é o terceiro sistema GNSS mais utilizado no mundo. Ele é composto por 30 satélites distribuídos em 24 horas em três planos orbitais.
  • BeiDou: O sistema BeiDou foi desenvolvido pela China e é o quarto sistema GNSS mais utilizado no mundo. Ele é composto por 35 satélites distribuídos em 24 horas em cinco planos orbitais.

Diferenças entre os sistemas GNSS

Os sistemas GNSS apresentam algumas diferenças entre si, incluindo:

  • Número de satélites: O GPS é o sistema GNSS com mais satélites, com 32 satélites operacionais. O GLONASS tem 24 satélites operacionais, o Galileo tem 30 satélites operacionais, o BeiDou tem 35 satélites operacionais e o QZSS tem 4 satélites operacionais.
  • Órbitas dos satélites: Os satélites GPS estão distribuídos em seis planos orbitais, os satélites GLONASS estão distribuídos em três planos orbitais, os satélites Galileo estão distribuídos em três planos orbitais, os satélites BeiDou estão distribuídos em cinco planos orbitais e os satélites QZSS estão distribuídos em um plano orbital.
  • Frequências dos sinais: Os sistemas GNSS usam diferentes frequências de sinais para transmitir informações. O GPS usa as frequências L1 (1,57542 GHz) e L2 (1,2276 GHz), o GLONASS usa as frequências L1 (1,602 MHz) e L2 (1,246 MHz), o Galileo usa as frequências E1 (1,57542 GHz), E5a (1,191 GHz) e E5b (1,207 GHz), o BeiDou usa as frequências B1 (1,561 GHz), B2 (1,207 GHz) e B3 (1,268 GHz) e o QZSS usa as frequências L1 (1,57542 GHz) e L5 (1,176 GHz).
  • Precisão: Os sistemas GNSS oferecem diferentes níveis de precisão. O GPS oferece uma precisão de cerca de 10 metros, o GLONASS oferece uma precisão de cerca de 10 metros, o Galileo oferece uma precisão de cerca de 3 metros, o BeiDou oferece uma precisão de cerca de 5 metros e o QZSS oferece uma precisão de cerca de 3 metros.
  • Resistência a interferências: Os sistemas GNSS são suscetíveis a interferências de fontes como radares, estações de rádio e outros sistemas de navegação. O GPS é o sistema GNSS mais suscetível a interferências, seguido pelo GLONASS, pelo Galileo, pelo BeiDou e pelo QZSS.

Garmin

Garmin: uma empresa global de navegação que usa sistemas GNSS

A Garmin é uma empresa global de navegação que desenvolve e fabrica uma ampla variedade de produtos, incluindo GPS, smartwatches, dispositivos de comunicação por satélite e outros. A Garmin utiliza todos os quatro sistemas GNSS operacionais, incluindo o GPS, o GLONASS, o Galileo, o BeiDou e o QZSS. Isso permite que seus produtos ofereçam uma melhor precisão e confiabilidade em uma variedade de ambientes, incluindo áreas urbanas, rurais e remotas.

A maioria dos produtos Garmin suporta o uso de múltiplos sistemas GNSS. Isso significa que os dispositivos Garmin podem usar sinais de satélites de diferentes sistemas para calcular a posição do usuário. Isso pode ajudar a melhorar a precisão da localização, especialmente em áreas onde um único sistema GNSS pode não ser tão preciso.

Exemplos de produtos Garmin que utilizam sistemas GNSS:

  • GPSMAP 66i: Este dispositivo GPS portátil é projetado para atividades ao ar livre, como caminhadas, ciclismo e montanhismo. Ele usa GPS e GLONASS para fornecer uma localização precisa e confiável, mesmo em ambientes desafiadores.
  • Fenix 7: Este smartwatch é um dispositivo de rastreamento de fitness e estilo de vida que também oferece recursos de navegação. Ele usa GPS e GLONASS  para fornecer uma localização precisa para atividades como corrida, ciclismo e caminhada.
  • InReach Mini 3: Este dispositivo de comunicação por satélite é projetado para atividades ao ar livre. Ele usa GPS e GLONASS para fornecer uma localização precisa para ajudar os usuários a pedir ajuda em caso de emergência.

Outros produtos Garmin que utilizam sistemas GNSS:

A Garmin também oferece uma ampla gama de outros produtos que utilizam sistemas GNSS, incluindo dispositivos de navegação para veículos, dispositivos de navegação marítima e dispositivos de navegação aérea.

A Garmin International, Inc. é o detentor da marca Garmin.